Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 3.5/5 (2719 votos)

ONLINE
1




 



 



Essa Tal "DEMOCRACIA"!

Essa Tal "DEMOCRACIA"!

 

dem 

 

O que é essa tal de DEMOCRACIA ?

  

Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo. Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Democracia é um conjunto de princípios e práticas que protegem a liberdade humana; é a institucionalização da liberdade. A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível. As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade. As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo. A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário. As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes. Os cidadãos numa democracia não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades. As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “a intolerância é em si uma forma de violência e um obstáculo ao desenvolvimento do verdadeiro espírito democrático”.

 

X

 

Opnião: Eu imagino que muitos se perguntam porque somos obrigados a votar num determinado período (18 aos 70 anos, sendo facultativo o voto dos eleitores menores de 18 e maiores de 70 anos), já que estamos numa democracia que visa garantir o direito individual e a liberdade de expressão?

Pois bem, eu também sou um dos que pensam de forma diferente á esse respeito. Porém a democracia deixou de ser uma ferramenta popular no Brasil há décadas. Haja vista a mudança estratégica usada pelo partido dos trabalhadores (Esquerdisda histórico), usada há algumas décadas que os colocaram no poder por um longo tempo. 

A política tem se tornado um jogo de xadrez, porém hoje não é mais movida pela popularidade do concorrente. É impulsionada pelo dinheiro, então campanhas com grandes "patrocinadores" obtêm vantagens sobre os outros. Pagam horários nobres na tv, têm mais tempo no horário politico obrigatório essas coisas. 

Isso sem dúvidas não pode ser considerado democracia, onde todos deveriam entrar com condições iguais de vitória, ou seja, todos deveriam ter o mesmo tempo de apresentação na tv, a mesma verba para campanha etc... Pensem nisso!

A resposta para a pergunta é a seguinte: com a perda da credibilidade política (mais dos políticos do que da política em si), somente com a obrigatoriedade é possível garantir quorum, simples assim! O voto deveria ser consciente, mas a sua obrigatoriedade é a laranja podre do sistema, pois a maioria das pessoas só vai ás urnas porque é obrigatório. Não conhecem os candidatos ou as suas propostas, com isso os corruptos se mantem no poder.

 

Para você que quiser se inteirar do assunto, procure as publicações abaixo e fique por dentro....

 

Livros indicados para leitura sobre democracia,

 

  • Péricles - O Inventor da Democracia   

        Autor: Mosse, Claude   
        Editora: Estação Liberdade

  • A Democracia Grega - Coleção O Cotidiano da História   

        Autor: Feijo, Martin Cezar   
        Editora: Ática

  • O Direito e a Política - Teoria da Democracia

        Autor: Maus, Ingeborg
        Editora: Del Rey

  •  Modelos de Democracia

        Autor: Lijphart, Arend
        Editora: Civilização Brasileira

 

 E mais um monte de publicações que podem te ajudar a entender oque é essa DEMOCRACIA.