Criar um Site Grátis Fantástico

Rating: 3.5/5 (2718 votos)

ONLINE
1




 



 



O Que é Politica?

O Que é Politica?

 

 

Opinião: 

e

 

 

Inicialmente é triste constatar que a maior força empregada no Brasil,  democrático que somos, é usada para produzir ricos e não para produzir riquezas. O próprio termo RICO é uma definição de pobreza, pois onde existem ricos também existem pobres, são os extremos que precisam se aproximar, a diminuição da pobreza ou a distribuição de renda, começa com o encurtamento da distância entre o pobre e o rico. Para entendermos melhor essa questão vamos fazer uma comparação entre 2 países. Um desenvolvido, como a Alemanha e o outro subdesenvolvido como o Brasil por exemplo.

Dados recentes mostram elevado índice de distribuição de riqueza na Alemanha, o país exporta tecnologia para o mundo, inclusive para o Brasil, possui IDH elevado com taxa de mortalidade infantil próxima de zero.

Já no Brasil, temos uma minoria muito rica (O  equivalente á 1% que detêm 28% de toda a renda - ou 10% que concentram 43,1% de toda a renda do país.) e uma maioria esmagadora de pobres, inclusive um considerável percentual que ainda se encontra abaixo da linha da pobreza, apesar de todas as políticas públicas adotadas pelos governos. (Têm renda de até R$ 140,00/mês, 7,4% da população brasileira, equivalente á 15,2 milhões de pessoas.) O país não produz riqueza, importa tecnologia de vários países de primeiro mundo como a Alemanha. O Brasil é um país que está entre os mais corruptos do mundo (Num comparativo entre os extremos, temos a Somália o mais corrupto e Dinamarca o menos corrupto. Sendo que o Brasil, dentre os 180 países analisados, ocupa a 105ª posição no ranking, segundo dados do portal da transparência internacional através do IPC), isso quer dizer que a política é uma ferramenta de enriquecimento próprio, ao invés de ser aplicada na produção de riqueza e  crescimento econômico do país, ou seja geração de emprego e renda. 

O Brasil é um país de 3º mundo onde há altos índices de corrupção por parte das pessoas escolhidas como representantes e que deveriam cuidar do interesse da maioria (No caso específico do Brasil os representantes descumprem a Constituição, quando legislam em causa própria). Então percebe-se que o principal motivo de estarmos nessa situação é a corrupção. É importante lembrar que não existe país totalmente livre de corrupção, porém quanto menor o índice, maior a qualidade de vida e serviços a população tem acesso. 

Numa empresa capitalista que queira se manter competitiva no mercado, o investidor ou não  manterá no seu quadro de funcionários um empregado que não produza o esperado, cumprindo as metas de crescimento.  Todos devemos cumprir metas e delas devem prestar contas. Então avaliem, por que devemos manter na administração do país, alguém a qual pagamos quase 40% do que é produzido, ou dos nossos ganhos e não termos nenhum tipo de retorno? (Existe uma informação distorcida á respeito do dinheiro conhecido como "público", não existe dinheiro público, trata-se do nosso dinheiro) Por que nós bancamos a vida boa que os vereadores, prefeitos, deputados, senadores, governadores e o presidente levam, altíssimos salários e impunidade são apenas alguns dos benefícios que nós damos á eles. 

Nós , "o povo brasileiro" estamos mal acostumados no trato com essa classe política, o médico que cuida da nossa saúde teve que estudar mais de 10 anos para prestar um atendimento especializado e sem dúvidas merece o nosso respeito. Um político normalmente vem de representação popular, da comunidade, e não é exigido nenhum grau de escolaridade. Podem ser filhos de políticos (Conivente com a continuidade no poder de famílias que representam um determinado interesse), e são treinados para vender uma ideia, ferramenta que não os obriga a cumprir o que "prometem". E de promessa em promessa o país caminha sempre na direção e no interesse de uma minoria, deixando a maioria da sociedade "á espera de um Milagre!"

 Obs: Não quero que pensem que sou contra a ascensão de líderes comunitários á cargos representativos na sociedade e na política, afinal eles convivem com as dificuldades locais e conhecem o problema de perto. Porém sou contra oque eles se tornam com tempo no poder, acabam se corrompendo! A maioria se esquece das suas comunidades, ou só lembram delas apenas em períodos eleitorais. 

 

O QUE É "POLÍTICA"?

 

                      Para responder a essa pergunta vamos voltar no tempo e analisar dados históricos da cronologia de vida e evolução desse termo. Muitas traduções e versões existem para uma mesma sistemática. Alguns consideram a Política como arte, por outro lado temos aqueles que fazem dessa arte uma forma de enganar as pessoas e tirar proveito próprio de bens comuns, e isso não é uma opinião pessoal, como veremos mais adiante. Porém como estudiosos que somos desse assunto vamos á fundo buscar a informação correta para desvendar o tema. 

                      Sendo assim, temos que, "A Política" é uma derivação grega, (Sendo assim temos que as civilizações organizadas surgiram primeiro na Grécia antiga, berço também dos Jogos Olímpicos - tema importante para um futuro artigo.) que em seu sentido original significava “Politikos” e está relacionada á cidade, porém o conceito de polis é mais abrangente do que apenas  a cidade. Vemos que entre os séculos 8 e 6 ac., surgiram na Grécia as “polis”, chamadas de cidades-estado, estas eram quase que como países atuais, Esparta e Atenas são as mais famosas com grande e importante destaque no desenvolvimento do comércio na época, sendo que Atenas é hoje a capital do país. Inicialmente a palavra política fazia referencia a tudo o que é urbano, civil, público, este significado expandiu-se com a obra Política de Aristóteles (384-322 ac.), onde passou a designar-se política como a arte ou ciência do governo, durante muito tempo passou a designar os estudos dedicados à atividade humana que de alguma forma se relacionam ao governo, porém na atualidade representa as atividades praticas relacionadas ao exercício do poder do estado; sendo assim está intimamente relacionada o conceito de política ao conceito de poder, segundo Bertrand Russerll (1872-1970), filósofo britânico “conjunto dos meios que permite alcançar os fins desejados”.

                   O domínio da natureza pelo homem seria um desses meios o outro é o domínio do homem sobre o próprio homem, o poder político é apenas uma das formas de poder do homem sobre o homem, existe ainda o poder econômico, o ideológico entre outros. No poder político é possível valer-se da força como meio para exercer a vontade diante disto, este pode ser considerado o poder supremo, para tanto o poder político conta com o apoio da sociedade, onde por intermédio do estado se exercita as punições quando estas são necessárias, ainda pode se destacar no poder político a universalidade e a inclusividade; o poder político possui limites, porém estes variam de acordo com o tipo de Estado, a política tem como objetivo a ordem pública e a defesa do território nacional e o bem social da população, este assunto mesmo não estando explicito nas conversas diárias é fundamental a vida de todos, pois através da política se constrói a vida da população, não podemos ingenuamente nos abster, cabe a população a discussão e a pressão dos governantes, a fim de garantir que sejam adotadas as políticas necessárias a garantir o bem estar social.

                   Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam em aprofundar-se nele. O motivo desse crescente desinteresse é compreensível, pois vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente, procura nada mais, do que beneficiar-se dos arranjos e manobras politicas em benefício próprio ou dos seus "aliados", enquanto o povo é deixado de lado, esquecido. Os nossos governantes não querem cidadãos críticos ou analíticos, mas sim "ovelhas" as quais podem guiar e facilmente dominar, com isso garantem sua permanência no poder por longos períodos. Devemos eliminar esse entendimento sobre a política; pobres infelizes os que dizem: "não sou político, odeio política, os políticos são todos iguais, não me envolvo em política" - mal sabem que isso é a pura coisa política, estão sendo e agindo como os políticos desejam.  

                   A política é a liberdade de se expressar e de ter uma opinião, e ser político significa muito mais que um administrador público, significa ser educado e conhecedor dos seus direitos e deveres enquanto cidadão. A aversão aos assuntos políticos por parte da sociedade em geral pode ser entendida pela repercussão na mídia dos grandes desfalques dos governantes aos cofres públicos, com algumas raras exceções é claro. Afinal ser político hoje em dia, significa muito mais que ter altos salários, e grandes e extensivos benefícios, significa isenção total, impunidade entre outras coisas. Nos dias atuais tornou-se uma profissão. 

O homem tem a inteligência e a força para mudar a natureza a seu favor, e só depende dele para que esta mudança seja boa ou má, e isso não é culpa da política, mas daqueles que aplicam seus conhecimentos políticos na sociedade em benefício próprio. Não deve haver imposição, ou uso da força para fazer valer uma ideia individual é contra a ideia política, sucumbe a liberdade.

                   Devemos saber separar os indivíduos que agem apoliticamente da verdadeira essência da palavra "política", e a melhor época para fazer isso é nas eleições, onde eles precisam de nós eleitores. Por que todos sabemos que é o único momento que eles se tornam iguais a nós meros mortais, para nos convencer que são humanos, honestos e possuem um caráter a zelar. 

 

Opnião: Não deixe de estudar, pesquise sobre o assunto, pois quando você precisar ir ao hospital, postos de saúde etc vai se lembrar que o atendimento só está demorando por que o dinheiro que deveria ser investido naquela unidade foi desviado pelo vereador, e o prefeito foi conivente assim como o deputado que encobertou o acontecido. Trata-se de uma cadeia improdutiva e viciosa, que somente juntos podemos concertar. 

 

Literatura para quem quer se aprofundar nesse assunto tão importante na vida de todos:

  • A Política: 

    Aristóteles

 

     Norberto Bobbio

  • O Príncipe - Maquiavel

       Autor: Maquiavel, Nicolau

       Editora: Wmf Martins Fontes

 

 Abraço,

O Editor,